quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Horus

Filho De Ísis e Osíris , tem uma cabeça de falcão e é protetor dos faraós e de suas famílias, após perder seu pai Osíris, lutou contra Seth pelo trono de principal Deus Egípcio, porém após intervenção de Osíris direto do alem, os demais Deuses Egípcios aclamaram Horus como o Deus Principal.
Conhecido como Horus, o Altivo é o grande Deus do Céu, perdeu um olho e as mãos na batalha contra Seth, o qual perdeu os testículos e é o protetor de Osíris no Submundo.
Alguns detalhes do personagem foram alterados ou mesclados com outros personagens ao longo das várias dinastiasseitas e religiões egípcias. Por exemplo, quando Heru (Hórus) se funde com Rá O Deus Sol, ele se torna Ra-Horakhty. O olho de Hórus egípcio tornou-se um importante símbolo de poder chamado de Wedjat, que além de proporcionar poder afastava o mau-olhado, pois segundo os egípcios os olhos eram os espelhos da alma.

De acordo com uma lenda difundida no Antigo Egito, Hórus foi concebido por Ísis, quando Osíris, que era seu pai, já estava morto. A lenda sugere que a fecundação ocorreu quando Ísis, na forma de um pássaro, pousou sobre a múmia do esposo, que estava deitado em um sofá.
Uma estela datada de 1400 a.C. (hoje guardada no Museu do Louvre), contem este hino sobre o tema:
Oh benevolente Ísis
que protegeu o seu irmão Osíris,
que procurou por ele incansavelmente,
que atravessou o país enlutada,
e nunca descansou antes de tê-lo encontrado.
Ela, que lhe proporcionou sombra com suas calças
e lhe deu ar com suas penas,
que se alegrou e levou o seu irmão para casa.
Ela, que reviveu o que, para o desesperançado, estava morto,
que recebeu a sua semente e concebeu um herdeiro,
e que o alimentou na solidão,
enquanto ninguém sabia quem era...

Nenhum comentário:

Postar um comentário